sexta-feira, 25 de junho de 2010

A MATEMÁTICA

COMO USAR A MATEMÁTICA NO COTIDIANO?

A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.

Desde a Antiguidade, a necessidade do homem de relacionar os acontecimentos naturais ao seu cotidiano despertou o interesse pelos cálculos e números. O surgimento do sistema de numeração decimal provocou um enorme avanço no desenvolvimento da Matemática, pois as teorias e aplicações podiam basear-se nos números, na busca por teses e comprovações.

Atualmente, a Matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde as séries iniciais. Sua relação com o cotidiano exige das pessoas um conhecimento mais amplo da disciplina, por isso devemos dar uma maior atenção ao seu estudo na escola.

Algumas de suas aplicações estão relacionadas a financiamentos, compras parceladas, operações comerciais de compra e venda, construções, investimentos financeiros, aplicações bancárias, cálculos operatórios básicos, entre outros.

Fonte: www.alunosonline.com.br/matematica/

2 comentários:

  1. É muito interessante o quanto que a matemática está presente no nosso dia a dia, tudo ao nosso redor tem um pouco de matemática, e porque não dizer que é contituído de matemática, seja nas diversas formas dos objetos, seja na utilidade desses objetos. Isso é fascinante...

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como a matemática faz parte do nosso dia-a-dia. Isso explica porquê é considerada a mãe de todas as outras ciências. Simplesmente não conseguiríamos viver sem a matemática, pois tudo tem matemática, nossa vida é matemática.
    Em relação ao ensino da matemática, realmente é preciso ter atenção ao que é passado, é preciso incentivar os alunos para que eles venham gostar da matéria e se dedicarem porque a matemática é uma matéria que deve ser entendida, não apenas decorada.

    ResponderExcluir